Cb image default

Pneus que não servem mais para uso têm destinação certa para serem reaproveitados, assim por meio de uma parceria entre o município de Douradina e a Associação Reciclanip, está sendo possível a coleta de pneus inservíveis para destinação a empresas trituradoras que reaproveitam esse material na produção dos mais variados produtos.

A Reciclanip operacionaliza um sistema de logística reversa de pneus da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), entidade que representa as empresas fabricantes de pneumáticos instalados no Brasil.

"Os pneus inservíveis são coletados e destinados para empresas trituradoras. Depois desse processo, o material é reaproveitado como combustível alternativo nas indústrias de cimento, fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, além de tapetes para automóveis e a produção de asfalto-borracha" informa o Biólogo e Secretario de Habitação e Meio Ambiente, Leandro Lima Narcizo.

Segundo o biologo Leandro a destinação adequada de pneus inservíveis atende a

Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305 de 02/08/2010) que estabelece que estes resíduos sejam passíveis de Logística Reversa, ou seja, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes (borracharias e lojas de pneus) são responsáveis pela destinação correta destes resíduos, após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo.

Estamos disponibilizando aos nossos munícipes e aos proprietários de borracharias um local para entrega dos pneus inservíveis ora denominado Ponto de Entrega Voluntária - PEV situado nas dependências da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, informa Secretario de Obras e Serviços Urbanos, Fabio Melo de Lima.

Na oportunidade esteve presente acompanhando o carregamento dos pneus o chefe de gabinete Tony Carvalho e o Secretario de Indústria e Comércio, Lucio Flávio Raulino Silva.

"Com uma ação integrada como esta envolvendo o engajamento de órgãos municipais como a Secretária de Saúde através das vigilâncias epidemiológica, sanitária e saúde, Secretarias Municipais de Obras e Serviços Urbanos, Indústria e Comércio e Habitação e Meio Ambiente quem sai ganhando é a população douradinense que passa a ter um local adequado para o descarte de pneus inservíveis, com isso ainda evitando possíveis criadores de mosquitos aedes egípcio e o descarte inadequado", destaca Secretario Lucio Flávio.