Cb image default
Divulgação

O municipio de Douradina aderiu nessa semana ao novo modelo de regionalização do saneamento, que visa acelerar a universalização do abastecimento de água e esgotamento sanitário no Estado e no País. Esta uma iniciativa da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (AGEMS) que está orientando e auxiliando os municípios quanto aos procedimentos para adesão ao com apoio da Agência, as Prefeituras podem aderir mais rapidamente à proposta de regionalização colocada pelo Novo Marco Legal do Saneamento. A adesão é facultativa, mas ao mesmo tempo é condição para ter acesso a recursos federais de investimentos no setor.

Douradina está entre os cinco municípios que já formalizaram a adesão, os demais, Aquidauana, Aral Moreira, Nova Alvorada do Sul e Tacuru.

De acordo com o biólogo, coordenador técnico de acompanhando do Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB e Secretário de Meio Ambiente Leandro Lima Narcizo a adesão é um procedimento de formalização simples, porém indispensável para que as prefeituras tenham os benefícios técnicos, de apoio e financeiro, tão importantes para atingir as metas de universalização do saneamento básico.

Entenda a regionalização

A regionalização é uma das principais estratégias nacionais para garantir a universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no Brasil até 2033. Ela busca unir municípios em grupos para que juntos possam pensar em soluções para o setor, ter ganhos de escala e viabilidade técnica e econômico-financeira na prestação dos serviços em futuros contratos que podem ser prestados de forma regionalizada.

Mato Grosso do Sul instituiu as Unidades Regionais de Saneamento com dois agrupamentos de municípios.